Ouça: Casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes aumentam durante a pandemia em Teutônia
No Espaço Aberto desta terça-feira (01/09), conversamos com os conselheiros tutelares Paulo Duarte e Rafael Nunes Dias, que trazem mais informações sobre os casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes, que aumentaram durante a pandemia no município de Teutônia. Os conselheiros colocam que a temática não é muito conhecida e se acha que no município não existem essas situações.
Com o início da pandemia, e no período de março em que se teve um recesso pela região e os profissionais ficaram afastados da prefeitura, trabalhando de forma remota, Paulo explica que não se teve nenhuma denúncia de violência neste período de duas semanas. No mês de abril, as denúncias começaram a surgir, somando o número de 37 denúncias que variam de violência sexual, psicológica e físicas contra crianças e adolescentes, saltando para 110 casos no mês de agosto. O mesmo traz dados, em que 30% destes 110 casos chamados são em relação à guarda das crianças e adolescência, que sofrem pressão psicológica.
Um trabalho mais intenso nessas áreas acaba ficando comprometido por conta da pandemia, já que o maior contato e o ambiente que se conseguia passar as diversas informações acontecia por meio da escola, hoje, é preciso entrar na casa das famílias, trabalhando junto com as famílias essas diversas questões. Os conselheiros ressaltam da importância dos professores nesse processo de denúncias, pois os mesmos percebiam quando essa criança estava sofrendo de alguma violência, percebendo-se mudanças no comportamento da mesma.
Ao longo da entrevista, Rafael passa telefones de contato para que a comunidade possa entrar em contato caso veja, presencie alguma situação de violência contra crianças e adolescentes. O engajamento de toda sociedade é importante para que estes jovens não sofram deste tipo de situação.
Ouça a entrevista completa